DIA 04/12 DIA DE MAMAE IANSÃ DONA DOS VENTOS E DAS TEMPESTADES, ORIXA DA GUERRA.
COMO A MAIOR PARTE DOS ORIXÁS FEMININOS CULTUADOS INICIALMENTE PELOS IORUBÁS, É A DIVINDADE DE UM RIO CONHECIDO INTERNACIONALMENTE COMO RIO NÍGER, OU OIÁ, PELOS AFRICANOS, ISSO, PORÉM, NÃO DEVE SER CONFUNDIDO COM UM DOMÍNIO SOBRE A ÁGUA.
IANSÃ É A SENHORA DOS EGUNS (ESPÍRITOS DOS MORTOS), OS QUAIS CONTROLA COM UM RABO DE CAVALO CHAMADO ERUEXIM - SEU INSTRUMENTO LITÚRGICO DURANTE AS FESTAS, UMA CHIBATA FEITA DE RABO DE UM CAVALO ATADO A UM CABO DE OSSO, MADEIRA OU METAL.É ELA QUE SERVIRÁ DE GUIA, AO LADO DE OBALUAIÊ, PARA AQUELE ESPÍRITO QUE SE DESPRENDEU DO CORPO. É ELA QUE INDICARÁ O CAMINHO A SER PERCORRIDO POR AQUELA ALMA. COMANDA TAMBÉM A FALANGE DOS BOIADEIROS.
NOS TRABALHOS DE UMBANDA É SEUS FALANGEIROS QUE AUXILIAM NOS TRABALHOS DE DESCARREGOS E QUEBRANDO DEMANDAS JUNTAMENTE COM OGUM.
COR: AMARELO EM ALGUMAS CASAS LARANJA
SÍMBOLO: RAIO, ERUEXIM (CABO DE FERRO OU COBRE COM UM RABO DE CAVALO), CHIFRE DE BUFALO
PONTOS DA NATUREZA: BAMBUZAL
DIA DA SEMANA: QUARTA FEIRA
ELEMENTO: FOGO
SAUDAÇÃO: EPARREI OIA, EPARREI IANSÃ (SALVE OIA MAE DOS NOVE ESPAÇOS DO ORUM)
SINCRETISMO: SANTA BÁRBARA
LENDAS DE IANSÃ
IANSÃ PASSA A DOMINAR O FOGO
XANGÔ ENVIOU-A EM MISSÃO NA TERRA DOS BARIBAS, A FIM DE BUSCAR UM PREPARADO QUE, UMA VEZ INGERIDO, LHE PERMITIRIA LANÇAR FOGO E CHAMAS PELA BOCA E PELO NARIZ. OIÁ, DESOBEDECENDO ÀS INSTRUÇÕES DO ESPOSO, EXPERIMENTOU ESSE PREPARADO, TORNANDO-SE TAMBÉM CAPAZ DE CUSPIR FOGO, PARA GRANDE DESGOSTO DE XANGÔ, QUE DESEJAVA GUARDAR SÓ PARA SI ESSE TERRÍVEL PODER.
IANSÃ GANHA DE OBALUAIÊ O PODER SOBRE OS MORTOS
CHEGANDO DE VIAGEM À ALDEIA ONDE NASCERA, OBALUAIÊ VIU QUE ESTAVA ACONTECENDO UMA FESTA COM A PRESENÇA DE TODOS OS ORIXÁS. OBALUAIÊ NÃO PODIA ENTRAR NA FESTA, DEVIDO À SUA MEDONHA APARÊNCIA. ENTÃO FICOU ESPREITANDO PELAS FRESTAS DO TERREIRO. OGUM, AO PERCEBER A ANGÚSTIA DO ORIXÁ, COBRIU-O COM UMA ROUPA DE PALHA, COM UM CAPUZ QUE OCULTAVA SEU ROSTO DOENTE, E CONVIDOU-O A ENTRAR E APROVEITAR A ALEGRIA DOS FESTEJOS. APESAR DE ENVERGONHADO, OBALUAIÊ ENTROU, MAS NINGUÉM SE APROXIMAVA DELE, NENHUMA MULHER QUIS DANÇAR COM ELE.
IANSÃ TUDO ACOMPANHAVA COM O RABO DO OLHO. ELA COMPREENDIA A TRISTE SITUAÇÃO DE OBALUAIÊ E DELE SE COMPADECIA. IANSÃ ESPEROU QUE ELE ESTIVESSE BEM NO CENTRO DO BARRACÃO. O XIRÊ (FESTA, DANÇA, BRINCADEIRA) ESTAVA ANIMADO. OS ORIXÁS DANÇAVAM ALEGREMENTE COM SUAS EKEDES. IANSÃ CHEGOU ENTÃO BEM PERTO DELE E SOPROU SUAS ROUPAS DE PALHA COM SEU VENTO. NESSE MOMENTO DE ENCANTO E VENTANIA, AS FERIDAS DE OBALUAIÊ PULARAM PARA O ALTO, TRANSFORMADAS NUMA CHUVA DE PIPOCAS, QUE SE ESPALHARAM BRANCAS PELO BARRACÃO. OBALUAIÊ, O DEUS DAS DOENÇAS, TRANSFORMARA-SE NUM JOVEM BELO E ENCANTADOR.
O POVO O ACLAMOU POR SUA BELEZA. OBALUAIÊ FICOU MAIS DO QUE CONTENTE COM A FESTA, FICOU GRATO. E, EM RECOMPENSA, DIVIDIU COM ELA O SEU REINO. IANSÃ ENTÃO DANÇOU E DANÇOU DE ALEGRIA. PARA MOSTRAR A TODOS SEU PODER SOBRE OS MORTOS, QUANDO ELA DANÇAVA AGORA, AGITAVA NO AR O ERUEXIM (O ESPANTA-MOSCA COM QUE AFASTA OS EGUNS PARA O OUTRO MUNDO). IANSÃ TORNOU-SE IANSÃ DE BALÉ, A RAINHA DOS ESPÍRITOS DOS MORTOS, A CONDUTORA DOS EGUNS, RAINHA QUE FOI SEMPRE A GRANDE PAIXÃO DE OBALUAIÊ.
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